PUB

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Tarte de Nata

No fim de semana tivemos um jantar de amigos e fiquei de levar algo para sobremesa. Lembrei-me que tinha uma massa folhada no frigorifico, que já há algum tempo não fazia esta tarte de nata e que é sempre tão elogiada. Já perdi a conta das vezes que a fiz e nunca me deixa mal...
A receita é simples, não tem nada que saber mas aqui fica o registo de como a faço.





 
 
Ingredientes:

  • 1 Base de massa folhada redonda
  • 280 grs de açúcar (coloquei 250)
  • 60 grs de Farinha Maizena
  • 5 gemas
  • 0.4 l de leite
  • 160 ml de água
  • 1 pau de canela
  • 1 casca de limão
  • Canela para polvilhar
Preparação:

  1. Disponha a massa folhada num forma de aro removível (usei de 24 cm) e pique, com um garfo, o fundo. Reserve.
  2. Pré - aqueça o forno a 180º.
  3. Num tacho, junte por esta ordem os seguintes ingredientes, sempre mexendo bem entre cada ingrediente: açúcar, maizena, as gemas, o leite e por fim a água.
  4. Bata bem e certifique-se que não fica com grumos. Na eventualidade de ter e não os conseguir desfazer, use a varinha mágica.
  5. Junte 1 pau de canela e a casaca de limão e leve ao lume mexendo sempre para evitar que se pegue ao fundo.
  6. Quando levantar fervura, reduza o lume. O creme engrossa rapidamente e logo que adquira consistência desligue.
  7. Retire a casca de limão e o pau de canela, verta na tarteira e alise. Leve ao forno cerca de 30 minutos ou até tostar.
  8. Depois de fria ou na hora de servir, polvilhe com canela em pó.



Bom apetite!
Espero que gostem :)


___________________________
- tempo de preparação: 45 minutos
- dificuldade: Fácil
- vegetariano: Não
- para crianças: Sim
- ingrediente principal: Leite
- nº de porções: 10/12 fatias

23 comentários:

  1. Que bonita que ficou! Adoro esta tarte ;)

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Mas que bela tarte e fica sempre tão bem, bjokitas

    ResponderEliminar
  3. Que maravilha! E ainda por cima não me pareceu dificil, ao contrário do que pensava... Ficou linda!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é nada difícil. Nada como experimentar Beijinho :)

      Eliminar
  4. É das minhas tartes preferidas.
    A tua ficou linda
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Uma delícia. Eu também costumo fazer uma tarte parecida e nunca me deixa ficar mal e é o sucesso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu comentário. Vou já espreitar o seu blogue :)

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Tarte belíssima e certamente muito boa!

    Abraços,
    www.montealegrerefrigeracao.com

    ResponderEliminar
  7. Gosto tanto e tanto desta tarte e então o meu irmão mais novo adora.
    Ficou linda e que bom aspecto, gulosas.
    Adorei o blog:)

    beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela visita Sandra. Espero vê-la por cá mais vezes.

      Beijinhos

      Eliminar
  8. É uma das que mais gosto! Para ficar perfeita é vir acompanhada de uma chávena de café! Ficou linda!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade pimentinha, fica lindamente com um café.

      Beijinhos

      Eliminar
  9. As quantidades de farinha maizena estão correctas? ou houve um lapso de escrita? Segui a sua receita e ficou muito espesso. No entanto, depois acrescentei leite e ficou uma maravilha, com um sabor muito bom ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Daniela, de facto houve um erro ao escrever a receita. Esta receita já a tenho há imenso tempo e reduzi as quantidades (da original) para que se adequasse às medidas da minha forma e ao transcrever escapou-me esta quantidade que na original são de facto 80 grs. Eu coloquei à volta de 50/60.

      Ainda bem que resolveu e ficou boa.

      Obrigada pelo feedback. Vou já corrigir :)

      Beijinhos

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...