PUB

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Mousse de Chocolate {com crocante de avelã}

Eu e as mousses, as mousses e eu.... humm, não somos as melhores amigas, tenho de confessar. Tanto andei para encontrar uma receita que não ficasse demasiado "pesada" pelos ovos, que de facto tivesse consistência de mousse e não ficasse simplesmente liquida.

Confesso que cheguei a desistir e sempre que pensava em fazer mousse, era mesmo das instantâneas.
Portanto, posso considerar que esta é "A" receita.
Fui encontrar inspiração e a solução para o meu "problema" no blogue do Diogo, o blogue "A culpa é das bolachas" e nas suas fotos que me convenceram.







Ingredientes:

Para a mousse:

  • 200 gramas de chocolate (minimo 50 % cacau)
  • 200 ml de natas com 35% Matéria Gorda
  • 3 claras de ovo
  • 125 grs de açúcar
 Para o crocante*:

  • 50 grs de avelãs partidas grosseiramente
  • 25 grs de açúcar
  • 1 colher de chá de manteiga

*Podem usar mais quantidade. É a gosto.


Preparação da mousse:

1. Levar as natas ao lume a aquecer, logo que estejam quentes desligue sem deixar ferver. Coloque o chocolate partido aos pedacinhos, deixe repousar uns segundos e depois mexa até que o chocolate derreta e fique um creme.
2. À parte, bata as claras em castelo e acrescente o açúcar aos poucos, batendo sempre até que fique um merengue firme.
3. Envolva o chocolate nas claras cuidadosamente até estar tudo bem misturado.

Preparação do crocante:


  1.  Levar as avelãs, o açúcar e a manteiga a lume brando . 
  2. Ir mexendo até dourar.
  3. Transfira para uma folha de papel vegetal.
  4. Depois de frio, desfaça o crocante e coloque por cima da mousse já solidificada.

É DI-VI-NAL. Experimentem :)

Bom apetite.

21 comentários:

  1. Acreditas que eu nunca fiz mousse de chocolate caseira? Por achar que fica "muito pesada". Quando apetece, faço da instantânea.
    Gostei desta receita ;)
    Beijinhos e boa semana :*

    Recanto com tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. he he, estás sempre a tempo Ana. Experimenta e depois diz algo. Beijinhos

      Eliminar
    2. Já experimentei e ficou aprovada ;)

      http://recantocomtempero.blogspot.pt/2014/04/mousse-de-chocolate.html

      Eliminar
  2. Adoro mousse caseira, faço com ovos inteiros, mas adorei a tua, só com claras e natas vou guardar a receita!! :)

    ResponderEliminar
  3. Adoro mousse e só com claras agradou-me.
    Ficou com um aspecto delicioso
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Olá,
    Não conhecia mousse só com claras e confesso que me agradou bastante.
    A consistência tá no ponto e o sabor está lá pelo chocolate. Vou guardar o link ;)
    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim foi a única receita em que acertei na consistência :). Obrigada Pimentinha

      Eliminar
  5. Olá, aqui em casa odoram mousse de chocolate.
    Tenho várias receitas e acho que nunca repeti nenhuma.
    Mas todas com gemas, talvez a leveza se deva à ausencia da mesmas.
    Vou experimentar sem duvida.
    Beijinhos
    Noz moscada e gengibre

    ResponderEliminar
  6. Eu adoro mousses, desde que fiquem assim, bem compactas!!!
    Está deliciosa, adorei :) E vindo do Diogo, só pode estar perfeito!! Aquele moço é uma inspiração :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Pode indicar qual a marca das natas que usou?Nunca reparei no teor da gordura das natas, e isso deve fazer diferença.
    Chocolate 70 % cacau, deve ficar com um sabor muito intenso a chocolate, pode-s eusar com menos cacau?Qual recomenda?

    Obrigada.

    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria, Costumo usar Mimosa, são as minhas preferidas. Sim pode usar com menos cacau. É ao seu gosto. Com menos cacau uso o Pantagruel ou então Nestlé mas também já usei marca Dia e não desgostei.

      Espero ter ajudado :)

      Depois envie foto (para o Facebook, se quiser e não se importar)

      Beijinhos.

      Eliminar
  8. Uma delicia ... e se não eram as melhores amigas, creio que passaram a ser, ou deverão ser ... porque a empatia no resultado salta à vista ... provoca tentação em saborear até ao fim das taças :P
    Parabéns!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo simpático comentário. Beijinho grande `:*

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...